Pesquisas do PPGEST e do INEST recebem prêmio do Min­istério da Defesa

Postado por INEST em 12/dez/2016 -

A doutora Nathalie Tor­reão Ser­rão teve sua pesquisa inti­t­u­lada Indús­tria de defesa, Com­plex­i­dade Econômica e Ino­vação: um estudo do spin-​off baseado em mod­e­lagem fuzzy pre­mi­ada como a mel­hor tese de 2016 no VII Con­curso de Teses e Dis­ser­tações sobre a Defesa Nacional.
Ori­en­tada pelos pro­fes­sores Waldimir Pirró e Longo e Luiz Pedone, a tese de Nathalie Ser­rão foi real­izada no âmbito de coop­er­ação entre o Pro­grama de Pós Grad­u­ação em Ciên­cia Política (PPGCP-​UFF) e o Pro­grama de Pós Grad­u­ação em Estu­dos Estratégi­cos (PPGEST).
Ser­rão é mestre em Estu­dos Estratégi­cos for­mada na primeira turma do PPGEST.

VII CTMD1

O segundo lugar no cer­tame nacional coube a Car­los Alberto de Moraes Cav­al­canti, doutor tam­bém for­mado no ambito da parce­ria PPGEST-​PPGCP. Sua tese teve como tema O Min­istério da Defesa e o Exército Brasileiro: a con­strução de um rela­ciona­mento (1999 aos dias atu­ais) . A pesquisa foi ori­en­tada pelo pro­fes­sor Eurico de Lima Figueiredo. Cav­al­canti é tenente-​coronel da reserva, asses­sor de dout­rina do Cen­tro Con­junto de Oper­ações de Paz do Brasil (CCOPAB).

Na cat­e­go­ria Mestrado Civil, a dis­ser­tação de Guil­herme Tadeu Berriel da Silva Oliveira, inti­t­u­lada Uma avali­ação dos proces­sos de trans­fer­ên­cia de tec­nolo­gia do PRO­SUB, GUARANI e H-​XBR, foi hon­rada com o ter­ceiro lugar. A dis­ser­tação foi ori­en­tada pelo pro­fes­sor Luiz Pedone. Advo­gado e mestre em Estu­dos Estratégi­cos, Berriel atual­mente faz parte do corpo téc­nico da Marinha.

unnamed 1

A pre­mi­ação foi real­izada no dia 8 de dezem­bro em Brasília e con­tou com a pre­sença do prof. Eurico de Lima Figueiredo, dire­tor do INEST (na foto acima, com Guil­herme Berriel, TCel Cav­al­canti e Nathalie Serrão).

A per­for­mance dos pesquisadores con­sol­ida o INEST como for­mador na acad­e­mia brasileira de massa crítica sobre os assun­tos rela­ciona­dos à Defesa.

VII CTMD

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content