INEST recebe visita do Min­istério da Defesa

Postado por INEST em 02/out/2015 -

Por Gilson Carvalho

Rep­re­sen­tantes do Depar­ta­mento de Ensino do Min­istério da Defesa (Depens/​MD) fiz­eram uma visita téc­nica ao Insti­tuto de Estu­dos Estratégi­cos da Uni­ver­si­dade Fed­eral Flu­mi­nense (INEST/​UFF) na manhã da última quarta-​feira, dia 30 de setem­bro. O obje­tivo do encon­tro foi estre­itar laços com o INEST, espe­cial­mente com o Pro­grama de Pós-​Graduação em Estu­dos Estratégi­cos, da Defesa e da Segu­rança (PPGEST).

aIMG 0891

O coro­nel Teix­eira apre­senta dados sobre a Divisão de Cooperação
Com­posta por rep­re­sen­tantes da divisão, mil­itares das três for­cas armadas, e lid­er­ada pelo ger­ente da Divisão de Ensino, Coro­nel Teix­eira, a comi­tiva foi rece­bida pelo coor­de­nador do PPGEST, pro­fes­sor Vagner Camilo Alves, além de diver­sos pro­fes­sores do INEST e alunos do mestrado.

aIMG 0906a
Prof. Vagner Camilo Alves apre­senta o PPGEST.
Após dar as boas-​vindas ao grupo, o pro­fes­sor Vagner pas­sou a palavra ao coro­nel Teix­eira, que fez uma breve apre­sen­tação sobre a estru­tura do Depar­ta­mento de Ensino do Min­istério da Defesa e falou sobre algu­mas ini­cia­ti­vas que têm sido tomadas visando aprox­i­mação com Insti­tu­ições de ensino supe­rior na área de defesa e segu­rança, civis e mil­itares, no Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Anun­ciou tam­bém que o Min­istério da Defesa tem feito gestões junto a Coor­de­nação de Aper­feiçoa­mento de Pes­soal de Nível Supe­rior (Capes) e ao Con­selho Nacional de Desen­volvi­mento Cien­tí­fico e Tec­nológico (CNPq), lig­a­dos, respec­ti­va­mente, aos min­istérios da Edu­cação e da Ciên­cia, Tec­nolo­gia e Ino­vação, para a cri­ação da sub­área da Defesa den­tre as áreas do con­hec­i­mento constituídas.

Tam­bém falou o Cel. Bueno, ger­ente da Divisão de Coop­er­ação, que reafir­mou o desejo de incen­ti­var a coop­er­ação com insti­tu­ições de ensino supe­rior de todo o Brasil afe­tas aos temas de estraté­gia e defesa, e con­vi­dou os pro­fes­sores do INEST para fazer parte do grupo de colab­o­radores da Divisão.

aIMG 0910
Em primeiro plano, os inte­grantes da comi­tiva do Min­istério da Defesa
O pro­fes­sor Vagner apre­sen­tou a seguir o INEST e o PPGEST, desde a sua origem na década de 1980, como Núcleo de Estu­dos Estratégi­cos (NEST), até o momento atual, em que se vis­lum­bra a implan­tação do curso de Doutorado em Estu­dos Estratégi­cos. O pro­fes­sor Thi­ago Rodrigues, chefe do depar­ta­mento de Estu­dos Estratégi­cos e Relações Inter­na­cionais, encer­rou as apre­sen­tações falando do pro­jeto de pesquisa que coor­dena, sobre nar­cotrá­fico e defesa nacional. Por fim, houve um debate em que os par­tic­i­pantes pud­eram tirar suas dúvi­das e tro­car infor­mações sobre diver­sos aspec­tos da área no Brasil, tais como mer­cado de tra­balho, indús­tria da defesa, segu­rança nacional entre outros.

Ao final da apre­sen­tação, o coro­nel Teix­eira entre­gou ao pro­fes­sor Vágner Camilo Alves um exem­plar da Estraté­gia Nacional de Defesa.

aIMG 0919

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content