Aula inau­gural de R.I é real­izada

Postado por INEST em 23/maio/2015 -

IMG 1609

Embaix­ador Sér­gio Mor­eira Lima

A aula inau­gural do primeiro semes­tre do curso de grad­u­ação em Relações Inter­na­cionais da Uni­ver­si­dade Fed­eral Flu­mi­nense (UFF) foi min­istrada no último dia 21 de maio pelo embaix­ador Sér­gio Eduardo Mor­eira Lima, pres­i­dente da Fun­dação Alexan­dre de Gus­mão (FUNAG). A mesa foi com­posta pelo Dire­tor do INEST, pro­fes­sor tit­u­lar Eurico de Lima Figueiredo, pelo Coor­de­nador do Pro­grama de Pós-​Graduação em Estu­dos Estratégi­cos da Defesa e da Segu­rança (PPGEST), pro­fes­sor Vágner Camilo Alves, e pelo​chefe do Depar­ta­mento de Estu­dos Estratégi­cos e Relações Inter­na­cionais, pro­fes­sor Thi­ago Rodrigues.

Um grande número de estu­dantes de grad­u­ação e pós-​graduação esteve no evento, além do corpo docente do Insti­tuto de Estu­dos Estratégi­cos da Uni­ver­si­dade Fed­eral Flu­mi­nense (INEST/​UFF). Tam­bém estiveram pre­sentes o embaix­ador Alexan­dre Addor Neto e o Almi­rante Álvaro Augusto Dias Mon­teiro, pres­i­dente do Con­selho do Cen­tro de Estu­dos Político-​Estratégicos (CEPE) da Escola de Guerra Naval (EGN).

IMG 1570

Foto: Letí­cia Cruxen

O embaix­ador ini­ciou sua palestra fazendo um histórico da FUNAG, cri­ada em 1971 e daquele que a nomeia, con­sid­er­ado o primeiro diplo­mata brasileiro e que teve atu­ação deci­siva no Tratado de Madrid (1750) que definiu os lim­ites entre os domínios colo­ni­ais por­tugue­ses e espan­hóis na América do Sul, expandindo a área do Brasil.

A seguir falou a respeito de out­ros grandes nomes da história da diplo­ma­cia brasileira, tais como José Bonifá­cio de Andrada e Silva, José Maria da Silva Paran­hos Junior, o Barão do Rio Branco, Rui Bar­bosa, além do pres­i­dente Juscelino Kubitscheck (19561961).

Sér­gio Eduardo Mor­eira Lima tam­bém enfa­ti­zou a importân­cia da colab­o­ração entre o corpo diplomático brasileiro e as insti­tu­ições de ensino e pesquisa, como as uni­ver­si­dades, e con­vi­dou os estu­dantes a con­sultarem a bib­lioteca vir­tual da FUNAG, onde cen­te­nas de vol­umes podem ser baix­adas gra­tuita­mente. Ele infor­mou ainda que, sur­preen­den­te­mente, o maior número de con­sul­tas não vem do Brasil, mas do exte­rior, prin­ci­pal­mente de países como Esta­dos Unidos, China, Ale­manha, França e Holanda.

O pro­fes­sor Eurico de Lima Figueiredo, dire­tor do INEST, encer­rou o evento, agrade­cendo a pre­sença do embaix­ador e fez pas­sar às suas mãos placa e diploma alu­sivos ao evento.

IMG 1563

O embaix­ador Sér­gio Eduardo Mor­eira Lima (quarto, da esquerda para dire­ita) e os pro­fes­sores e pesquisadores do INEST. Foto: Letí­cia Cruxen

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content