Vic­tor Gomes lança livro sobre Gram­sci

Postado por INEST em 18/maio/2015 -

O livro “Por que os homens não se rebe­lam? Aqui­escên­cia e Política em Anto­nio Gram­sci” foi lançado no último dia 13 de maio, no Cen­tro Cul­tural Justiça Fed­eral, no Rio de Janeiro. O autor, Vic­tor Lean­dro Chaves Gomes é pro­fes­sor do Insti­tuto de Estu­dos Estratégi­cos da Uni­ver­si­dade Fed­eral Flu­mi­nense (INEST/​UFF), além de vice-​chefe do Depar­ta­mento de Estu­dos Estratégi­cos e Relações Internacionais.

Abor­dando um tema difí­cil, Vic­tor Gomes lev­anta inda­gações como “Por que os homens não se rebe­lam? Por que aceitam pas­si­va­mente tamanha explo­ração?” Para ten­tar respondê-​las, recorre a pen­sadores como Platão, Weber e, prin­ci­pal­mente, Anto­nio Gram­sci, for­mu­lador do con­ceito de hege­mo­nia, explo­rado no vol­ume, con­ju­gado a aspec­tos como força e con­sen­ti­mento, coerção e per­suasão. Outro con­ceito chave que o autor tra­balha é o de aqui­escên­cia, na con­cepção gramsciana.

Resul­tado de sua dis­ser­tação de mestrado, defen­dida no antigo Insti­tuto Uni­ver­sitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), atual Insti­tuto de Estu­dos Soci­ais e Políti­cos (IESP), o livro tem 110 pági­nas e foi edi­tado pela Letra Capital.

2015-05-13-victor-leandro-chaves-gomes

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content