Coor­de­nador do PPGEST par­tic­ipa de work­shop e debate no Insti­tuto da Defesa Nacional de Por­tu­gal

Postado por INEST em 13/abr/2015 - Sem Comentários

IDN2

O pro­fes­sor Vágner Camilo Alves, coor­de­nador do Pro­grama de Pós Grad­u­ação em Estu­dos Estratégi­cos (PPGEST), esteve, nos dias 8 e 9 de abril, no Insti­tuto da Defesa Nacional (IDN), em Lis­boa, Portugal.

Ele real­i­zou, como con­fer­encista con­vi­dado, uma palestra para o work­shop „O Poder dos Pequenos e Médios Esta­dos na Grande Guerra: com­para­ção Portugal-​Brasil” e outra para o Grupo de Estu­dos Relações Portugal-​Brasil.

A primeira exposição teve como tema „O papel do Brasil nas duas Guer­ras Mundi­ais” e a segunda, „O papel do Brasil no Sis­tema de Segu­rança Global no Século XX”.

O work­shop con­tou com a assistên­cia de pesquisadores brasileiros e por­tugue­ses que apre­sen­taram tra­bal­hos sobre os diver­sos aspec­tos da atu­ação de Por­tu­gal na Grande Guerra, mostrando, dessa maneira, o panorama da pro­dução cien­tí­fica local a respeito da história mil­i­tar e dos estu­dos estratégi­cos. No grupo de estu­dos, o debate de alto nível con­tou com a par­tic­i­pação de embaix­adores, mil­itares de alta patente e acadêmi­cos sêniores daquele país.

O work­shop e o grupo de estu­dos foram orga­ni­za­dos pelo IDN em parce­ria com os insti­tu­tos de História Con­tem­porânea da Uni­ver­si­dade Nova de Lis­boa e de Ciên­cias Soci­ais da Uni­ver­si­dade de Lisboa.

IDN

Prof. Bruno Car­doso Reis (IDN), prof. Vágner Camilo Alves (INEST-​UFF), gen­eral Vitor Viana (dire­tor do IDN) e prof. António Paulo Duarte (IDN)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Copyright 2022 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content