INEST Pro­move Encon­tro Brasileiro de Estu­dos Estratégi­cos e Relações Inter­na­cionais

Postado por INEST em 01/nov/2014 -

O I Encon­tro Brasileiro de Estu­dos Estratégi­cos e Relações Inter­na­cionais — EBERI I, reuniu, de 24 a 27 de novem­bro, no Insti­tuto de Estu­dos Estratégi­cos da Uni­ver­si­dade Fed­eral Flu­mi­nense (INEST-​UFF), pesquisadores, pro­fes­sores, estu­dantes e out­ros inter­es­sa­dos no assunto. Coor­de­nado pelo Prof. Már­cio Rocha, o encon­tro teve como obje­tivo „estim­u­lar e con­tribuir para o for­t­alec­i­mento dos estu­dos, pesquisas e debates sobre temas rela­ciona­dos aos estu­dos estratégi­cos, à defesa e à segu­rança internacional.”

Ao longo de qua­tro dias, foram apre­sen­tadas três con­fer­ên­cias, cinco mesas-​redondas, quinze gru­pos de tra­balho e nove pôsteres, além do lança­mento de livros.

Par­tic­i­param da cer­imô­nia de aber­tura, o Prof. Tit­u­lar Eurico de Lima Figueiredo, dire­tor do INEST-​UFF e o Embaix­ador Samuel Pin­heiro Guimarães, que pro­feriu con­fer­ên­cia inti­t­u­lada „Relações Inter­na­cionais no Mundo Contemporâneo.”

Na mesma ocasião, foi prestada uma hom­e­nagem ao Prof. Waldimir Pirró e Longo, pelos seus 80 anos de vida e quase 60 de ativi­dade profis­sional. Um vídeo mostrou sua bril­hante car­reira que começou em 1955, na Acad­e­mia das Agul­has Negras (AMAN), onde se tornou ofi­cial do Exército, até sua atu­ação como docente no Pro­grama de Pós-​Graduação em Estu­dos Estratégi­cos da Uni­ver­si­dade Fed­eral Flu­mi­nense (PPGEST-​UFF).

Uma das mesas-​redondas mais sig­ni­fica­ti­vas teve como tema „Os Estu­dos Estratégi­cos: O Estado da Arte”, que reuniu todos os pres­i­dentes da Asso­ci­ação Brasileira de Estu­dos da Defesa (ABED): João Roberto Mar­tins, Samuel Alves Soares, Eurico de Lima Figueiredo, e o atual, Alexan­dre Fuccile.

Além de par­tic­i­parem de diver­sos gru­pos de tra­balho, os alunos de grad­u­ação apre­sen­taram pôsteres, com temas como „A Escassez de Água nas Relações Inter­na­cionais”, „A Pre­sença das Mul­heres nas Forças Armadas e em Ações de Guerra”, e „Israel: A Con­strução de um Estado Mod­erno”, entre outros.

Dois livros foram lança­dos durante o EBERI: „África no Mundo Con­tem­porâ­neo”, orga­ni­zado pelo prof. Jonuel Gonçalves, do PPGEST-​UFF, e „Genealo­gia das Rev­oluções”, de Ubi­ra­jara Car­valho da Cruz, da UNIFA.

Out­ras con­fer­ên­cias tiveram como tema „O Ori­ente Médio em Trans­for­mação: O Novo Mapa de Poder e a Recon­strução da Ordem Regional,” pelo Prof. Hus­sein Calout, do IESB-​BR, e „Os Estu­dos Estratégi­cos e as Relações Inter­na­cionais”, pelo Prof. Williams Gonçalves, da UERJ, que encer­rou o evento.

SAM 0245

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content