Ativi­dades Exter­nas — de 29 de out­ubro a 5 de novem­bro de 2013

Postado por INEST em 29/out/2013 -

Entre os dias 28 e 31 de out­ubro, o pro­fes­sor Gabriel Pas­setti, com apoio da FAPERJ, coor­denará o sim­pó­sio „Indí­ge­nas e política no século XIX: espaços e dis­cur­sos de nego­ci­ação e con­flito” no „Con­greso Inter­na­cional Pueb­los Indí­ge­nas de América Latina, sig­los XIX-​XXI”, na cidade de Oax­aca de Juarez, no Méx­ico. Sua apre­sen­tação será „Cam­pan­has mil­itares para a ocu­pação de ter­ritórios indí­ge­nas: dis­curso nacional e inter­esses locais no caso argentino”.

O pro­fes­sor Fer­nando Roberto de Fre­itas Almeida par­ticipou, como palestrante, do Sem­i­nario Inter­na­cional de la Fac­ul­tad de Admin­is­tración de Nego­cios Inter­na­cionales, La glob­al­ización y sus impli­ca­ciones en la geren­cia inter­na­cional, com o tema „Gov­er­nança Global: A visão do Brasil”. O evento ocor­reu no dia 26 de out­ubro, na Uni­ver­si­dade Boli­var­i­ana de Bucara­manga, Colômbia.

No dia 31 de out­ubro, às 14 horas, o pro­fes­sor Mar­cio Rocha fará palestra “A capac­i­tação tec­nológ­ica, aeroe­s­pa­cial e cibernética como instru­mento de inserção no poder e gov­er­nança mundial: trans­for­mação histórica” no Insti­tuto de Geografia e História Mil­i­tar do Brasil (IGHMB). O dire­tor do INEST, pro­fes­sor Eurico de Lima Figueiredo, tam­bém par­tic­ipa do evento.

No dia 30 de out­ubro, o pro­fes­sor Alex Jobim par­tic­ipa da banca de qual­i­fi­cação de doutorado em ciên­cias mil­itares de Thales Mota de Alen­car, aluno do Pro­grama de Pós Grad­u­ação em Ciên­cias Mil­itares do Insti­tuto Meira Mat­tos (ECEME). A tese tem como tema “A estão de Supri­mento Classe V (munição) ade­quada ao futuro da logís­tica da força terrestre”.

O pro­fes­sor Edson Medeiros Branco Luiz par­tic­i­pará do III Con­gresso de Pen­samiento Político Latino Amer­i­cano, pro­movido pela Uni­ver­si­dade Pop­u­lar Madres de Plaza de Mayo, em Buenos Aires, Argentina, entre os dias 01º e 02 de novem­bro. Ele apre­sen­tará o tra­balho „A Lei de Anis­tia brasileira e os con­troles juris­di­cionais: os jul­ga­men­tos pro­movi­dos pelo Supremo Tri­bunal Fed­eral Brasileiro e pela Corte Inter­amer­i­cana de Dire­itos Humanos”.

O pesquisador asso­ci­ado do INEST/​NEEA, prof. Dr. Mauri­cio Bruno de Sá par­tic­ipa, no dia 31 de out­ubro, do 6º Encon­tro Latino-​Americano de Dire­ito, Sociedade e Cul­tura (6ºELADISC). Ele inte­grará a Mesa: „Desafios de Segu­rança e Defesa no Século XXI”. Tam­bém estará pre­sente ao encon­tro o pro­fes­sor Eduardo Heleno, que apre­sen­tará o tema “O soft power brasileiro para a América do Sul. Avanços e retro­ces­sos de uma Iden­ti­dade em con­strução”, na Mesa: Desen­volvi­mento, Cul­tura e Inte­gração. O evento começa às 9h no Auditório da Macken­zie Rio — Pós Grad­u­ação (Av. Rio Branco, 2773º andar — Cen­tro, RJ)

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content