Ativi­dades Exter­nas — de 05 a 14 de out­ubro de 2013

Postado por INEST em 10/out/2013 -

O pro­fes­sor André Varella par­tic­ipa no dia 17 de out­ubro do sem­i­nário O Brasil e seus ter­ritórios: história mil­i­tar e história da geopolítica brasileira. O evento, orga­ni­zado pelo Insti­tuto de Geografia e História Mil­i­tar, é gra­tu­ito e será real­izado em sua sede, na praça da República, nº 197, no Cen­tro do Rio.
A aber­tura do Ciclo de Palestras ocorre no dia 10 de out­ubro. Nesse dia tam­bém haverá o lança­mento do livro Guerra e a For­mação dos Esta­dos Nacionais Con­tem­porâ­neos. Infor­mações adi­cionais podem ser vis­tas aqui.

Entre os dias 5 e 6 de out­ubro, o pro­fes­sor Thi­ago Rodrigues par­ticipou de debate sobre as relações civil-​militares no campo da segu­rança pública orga­ni­zado pela Uni­ver­si­dade de Gene­bra e da UNI­TAR (United Nations Train­ing and Reseach) na Holanda.

No dia 9 de out­ubro, par­tic­i­param, como palestrantes, do Sem­i­nário sobre Estu­dos Estratégi­cos real­iza­dos na Escola Supe­rior de Guerra, os pro­fes­sores Eurico de Lima Figueiredo (Os Estu­dos Estratégi­cos como Área de Con­hec­i­mento Cien­tí­fico), Fred­erico Car­los Costa de Sá (Estu­dos Estratégi­cos: delim­i­tação de objeto) e Vágner Camilo Alves (A Rev­olução Nuclear como marco dos Estu­dos Estratégi­cos con­tem­porâ­neos) e o pesquisador José Cimar (Os Estu­dos Estratégi­cos como Sujeito Mul­ti­dis­ci­pli­nar).

No dia 9 de out­ubro, o pro­fes­sor Eurico de Lima Figueiredo par­ticipou do I Encon­tro Min­erva de Assun­tos Globais, real­izado pelas grad­u­ações em Defesa e Gestão Inter­na­cional e em Relações Inter­na­cionais da Uni­ver­si­dade Fed­eral do Rio de Janeiro. O pro­fes­sor Eurico pale­strou na mesa sobre Novos Par­a­dig­mas de Segu­rança Inter­na­cional, que con­tou tam­bém com a pre­sença dos pro­fes­sores Flavia Guerra Cav­al­canti (UFRJ) e Gus­tavo Alberto Trompowsky Heck (ESG).

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content