Ativi­dades Exter­nas — de 27 de maio a 2 de junho de 2013

Postado por INEST em 27/maio/2013 -

Entre os dias 27 e 29 de maio, vários pro­fes­sores do INEST par­tic­i­parão do I Encon­tro Regional da ABED, real­izado na UERJ.

Na aber­tura do evento, o pro­fes­sor Vagner Camilo debate na mesa que tem como tema O Pen­sa­mento Brasileiro e a Estraté­gia Naval: A Con­tribuição de Armando Vidigal.

O pro­fes­sor colab­o­rador Emer­son Maione de Souza apre­senta no dia 28 o tra­balho “Entre a Cel­e­bração e o Ceti­cismo: a justiça de tran­sição e os seus críti­cos”. Nesse mesmo, dia o pro­fes­sor José Car­los Albano do Ama­rante apre­senta Opera­cional­iza­ção das Funções Tec­nológ­i­cas Bási­cas de Com­bate (FTBC) à luz da gestão da infor­mação: uma pos­sível com­ple­men­tari­dade. Essas palestras fazem parte do Sim­pó­sio Temático Forças Armadas e Sociedade.

O pro­fes­sor tit­u­lar Eurico de Lima Figueiredo e o pro­fes­sor Adri­ano de Freixo par­tic­i­pam da mesa redonda René Drei­fuss — O legado na Ciên­cia Política e nos Estu­dos Estratégi­cos.

O pro­fes­sor Gabriel Pas­setti apre­sen­tará a comu­ni­cação „Tec­nolo­gia, estraté­gia e dis­curso nas con­quis­tas ter­ri­to­ri­ais na segunda metade do século XIX” no Sim­pó­sio Temático „História Mil­i­tar” no dia 29. Nesse dia, a pro­fes­sora colab­o­radora Mar­i­ana Kalil apre­senta o tra­balho O ter­ror­ismo e o nar­cotrá­fico são o que os esta­dos fazem deles: a diplo­ma­cia brasileira no século XXI e o com­bate às novas ameaças, no Sim­pó­sio Temático Defesa e Segu­rança na América Latina. O pro­fes­sor colab­o­rador Fer­nando Bran­coli apre­senta em co-​autoria o tra­balho Teo­ria da Justiça e aplic­a­bil­i­dade em cenários con­tem­porâ­neos de uso da força : um exer­cí­cio a par­tir da crise da Somália, o pro­fes­sor Vic­tor Lean­dro Chaves Gomes apre­senta tam­bém em co-​autoria o tra­balho Estado, Exceção e Sobera­nia — Uma reflexão sobre Maquiavel e Carl Schmitt, ambos no Sim­pó­sio Temático Forças Armadas e Sociedade. Por fim, o pro­fes­sor Luiz Pedone apre­senta o tra­balho — Indús­tria de Defesa em Per­spec­tiva Com­parada, no Sim­pó­sio Temático Indús­tria de Defesa.

No dia 27 de maio, o pro­fes­sor Fer­nando Roberto de Fre­itas Almeida par­tic­ipa da banca de dis­ser­tação de Marcelo de Moura Carneiro Campello, do Pro­grama de Econo­mia Política Inter­na­cional da UFRJ, com o título “Questão ambi­en­tal e a nova geopolítica das nações: impactos e pressões sobre a Amazô­nia brasileira, ori­en­tada pela pro­fes­sora Bertha Becker.

No dia 29 de maio, os pro­fes­sores Edson Medeiros Branco Luiz e Eduardo Heleno par­tic­i­pam do XXXI Con­gresso da Latin Amer­i­can Stud­ies Asso­ci­a­tion (LASA), em Wash­ing­ton, Esta­dos Unidos. Edson Branco apre­senta o tra­balho Em busca da Justiça: os per­calços dos famil­iares dos desa­pare­ci­dos políti­cos da Guer­rilha do Araguaia e a decisão da Corte Inter­amer­i­cana de Dire­itos Humanos/​OEA e Eduardo Heleno apre­senta o tra­balho Ecos da Guerra Fria e o dilema do tor­tu­rador: a luta da extrema-​direita brasileira por corações e mentes nas Forças Armadas do século XXI.

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content